spot_img

Brigada de Combate à Dengue da Secretaria de Saúde desenvolve ações em empresas

Mais notícias

A Brigada de Combate à Dengue, uma iniciativa da Divisão de Vigilância Ambiental da Secretaria de Saúde, promove trabalhos e ações de prevenção e combate à dengue em empresas da cidade. As ações são desenvolvidas em parceria com os colaboradores do setor privado.

A Brigada é implantada por agentes de combate às endemias da Divisão de Vigilância Ambiental nas empresas interessadas em desenvolver ações preventivas e combativas a dengue. No âmbito corporativo é composta por colaboradores voluntários das empresas participantes do projeto, que são treinados para realizarem atividades de inspeção das áreas interna e externa da empresa, em busca de possíveis focos de reprodução do mosquito Aedes aegypti, como recipientes, ralos e objetos que possam acumular água. Quando há a identificação de focos do mosquito, a Brigada inicia um trabalho de eliminação e controle preventivo, além da campanha de conscientização e incentivo de práticas que evitem a proliferação do mosquito entre todos os colaboradores. As ações são fotografas e anotadas em relatórios enviados a Vigilância Ambiental, semanalmente, através do Boletim de Vistoria.

O projeto teve início em abril e os agentes de saúde já promoveram treinamentos em cinco empresas que tem as atividades monitoradas através dos boletins semanais. As empresas interessadas em participar do Projeto de Brigada de Combate à Dengue podem solicitar uma visita de um agente através do telefone (14) 99883-8943.

AÇÕES PREVENTIVAS
A Secretaria de Saúde enfatiza a importância da participação de todos no combate ao mosquito. A maneira mais eficaz de prevenir a doença é impedir que o mosquito transmissor consiga se reproduzir, combatendo os criadouros. Os mosquitos do gênero Aedes possuem hábito diurno e utilizam recipientes com água limpa e parada para colocar seus ovos, onde desenvolvem suas larvas e pupas. A eliminação desses recipientes é a maneira mais eficaz de evitar sua reprodução, seja em ambiente domiciliar ou no local de trabalho.

Manter terrenos e quintais limpos, recolher o lixo de forma adequada com o acondicionamento dos sacos em local coberto e protegido da água da chuva até o dia da coleta, cobrir as piscinas que não estiverem em uso. Também é importante a inspeção de calhas, ralos e pratos de vasos de plantas, bem como da bandeja externa da geladeira e da bandeja coletora de água do ar-condicionado, procedendo a limpeza e aplicação de sal grosso, detergente ou cloro nos pontos que possam acumular água. Necessário realizar a limpeza periódica da caixa d’água, mantendo-a fechada com tampa adequada, bem como a troca frequente do recipiente de água do animal de estimação. Nas empresas, o descarte de copos plásticos, de embalagem de alimentos e latas de refrigerantes devem ser realizados de forma adequada.

Todas as ações constituem atitudes simples e individuais que podem ser incorporadas na rotina diária e beneficiam o coletivo na prevenção e combate ao mosquito transmissor.

Bauru
nuvens quebradas
19.4 ° C
19.4 °
19.4 °
92 %
1.3kmh
69 %
seg
30 °
ter
33 °
qua
33 °
qui
33 °
sex
25 °

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

spot_img

Últimas notícias