© assessoria de imprensa
Nesta semana, a Prefeitura de Bauru iniciou a implementação do Geoprocessamento. A primeira etapa consiste na coleta e mapeamento de dados dos mais variados tipos em uma única plataforma, facilitando assim o diálogo entre Prefeitura, Secretarias e órgãos públicos. Futuramente, em etapas mais avançadas – após validação e implementação da ferramenta – o sistema será aberto para organizações civis e a própria população.
Representantes das Secretarias e organizações públicas da cidade participaram de um curso ministrado por profissionais da empresa Geopixel para apresentar o novo recurso a ser implantado. Além da apresentação e instruções recebidas, os participantes puderam tirar dúvidas e opinar sobre a ferramenta.
A implementação deste recurso prioriza, no primeiro momento, secretarias que trabalham com dados espacializados – ou seja, informações que dependem de posicionamento geográfico, como as secretarias de Planejamento, Obras, Administrações Regionais, Meio Ambiente, além da Defesa Civil, DAE, entre outros. Num futuro próximo, com a validação e coleta mais robusta de dados, não apenas os órgãos públicos terão acessos a ferramenta, mas também todos os cidadãos.
Segundo a arquiteta Natasha Lamonica, uma das coordenadoras do projeto, as aplicações são incontáveis: mapas temáticos poderão ser gerados rapidamente apresentando dados atualizados de alunos da rede pública, distribuição de doenças no município, cobertura vegetal, renda média de cada região, faixa etária dos moradores, distribuição de veículos e acidentes de trânsito e muito mais. A unificação e fácil acesso dos dados trarão ganhos em agilidade e modernidade que permitirão ações públicas mais eficientes.
Quanto mais tempo de uso, mais informações serão incluídas no sistema, e assim novas e mais eficientes aplicações. A prefeitura de Bauru trabalha lado a lado com a modernidade em benefício da população.