spot_img

Uma fala irresponsável!

Mais notícias

Frei Marcos Sassatelli

Resultado de imagem para padre elenildo pereira idade vacina
De­pois de re­fletir muito sobre o as­sunto, senti a ne­ces­si­dade de ma­ni­festar pu­bli­ca­mente a minha in­dig­nação – pro­fun­da­mente doída – de ci­dadão e de cristão ca­tó­lico di­ante da fala do padre Ele­nildo Pe­reira (da Canção Nova, na ho­milia da Missa do dia 1º de ja­neiro) contra o uso da va­cina para com­bater a pan­demia da Covid-19.

Diz o padre: “Tá vindo aí re­ves­tido de coisa boa, cha­mada de va­cina contra o co­ro­na­vírus. Vindo re­ves­tido de uma coisa be­lís­sima: pro­teção, saúde, salvar vidas. Cui­dado que é só a capa, só a capa”. De­pois, per­ce­bendo (talvez) que po­deria ser cri­mi­na­li­zado – para ame­nizar sua fala – acres­centa: “Não tô di­zendo que sou contra a va­cina, não sou, sendo bem claro. Desde que passe por todos os testes pos­sí­veis e ima­gi­ná­veis. Todas as fases ne­ces­sá­rias. Uma com­pro­vação ci­en­tí­fica. Aí eu to­marei. En­quanto não houver com­pro­vação ci­en­tí­fica, padre Ele­nildo não to­mará va­cina”.

Pede, pois, uma res­posta sobre o uso do me­di­ca­mento ao Go­verno Fe­deral. “Mi­nis­tério da Saúde, que já com­prou essa va­cina me res­ponda. Como eu compro um pro­duto, sem com­pro­vação ci­en­tí­fica, sem passar por todas as fases ci­en­tí­ficas e de­pois eu corro atrás da le­ga­li­zação? Dê um jeito. Mande um e-mail ou ligue para mim. Como se co­loca em risco a vida das pes­soas?”.

A fala de padre Ele­nildo é de uma ir­res­pon­sa­bi­li­dade ina­cre­di­tável e ina­cei­tável. Ob­je­ti­va­mente fa­lando (a cons­ci­ência das pes­soas só Deus julga), o padre co­meteu duas faltas gra­vís­simas:

1. Do ponto de vista so­cial, a fala é cri­mi­nosa por con­tri­buir – e muito – com o au­mento diário do nú­mero de do­entes e de mortes por causa da pan­demia do co­ro­na­vírus.

2. Do ponto de vista ecle­sial, é uma fala contra a co­mu­nhão, por “con­frontar di­reta e des­res­pei­to­sa­mente” toda a Igreja, Povo de Deus (não: “toda a hi­e­rar­quia”, como foi dito).

Ci­da­dãos e ci­dadãs, ir­mãos e irmãs, es­tamos plei­te­ando – e o mais rá­pido pos­sível – a va­cina contra a Covid-19 como um di­reito de todos e de todas, a partir dos mais vul­ne­rá­veis.

“Eu acre­dito que eti­ca­mente todo mundo de­veria tomar a va­cina. É uma opção ética porque você aposta na saúde, na sua vida, mas também na vida dos ou­tros” (Papa Fran­cisco, 09/01/21). O papa foi va­ci­nado contra a Covid-19 no dia 13 de ja­neiro.

“Agora cabe a nós ga­rantir que a va­cina es­teja dis­po­nível para todos, es­pe­ci­al­mente os mais vul­ne­rá­veis. É uma questão de jus­tiça. De­vemos mos­trar, de uma vez por todas, que somos uma única fa­mília hu­mana” (Car­deal Peter Turkson, pre­feito do Di­cas­tério para o Ser­viço do De­sen­vol­vi­mento Hu­mano In­te­gral do Va­ti­cano, 04/01/21).

“Não po­demos nos render à in­di­fe­rença de al­guns, ne­ga­ci­o­nismos de ou­tros ou à ten­tação de nos aglo­me­rarmos, per­mi­tindo que nos con­ta­mi­nemos e nos tor­nemos ins­tru­mentos de con­ta­mi­nação, so­fri­mento e morte de ou­tras pes­soas. Não dei­xemos que o can­saço e a de­sin­for­mação nos levem a ati­tudes ir­res­pon­sá­veis. Se­jamos fortes! Per­ma­ne­çamos firmes” e que “a va­cina seja para todos” (CNBB. 1º de ja­neiro).

“Pre­zado Povo de Deus, essa (a do padre Ele­nildo) não é a po­sição da igreja no Brasil, dada pela CNBB. Pro­curem ler o pro­nun­ci­a­mento da igreja, com as de­vidas ori­en­ta­ções. Essas po­si­ções pes­soais di­videm, é um des­ser­viço. Paz e va­cina au­to­ri­zada pelas au­to­ri­dades sa­ni­tá­rias para todos” (Dom Jo­a­quim Mol, bispo au­xi­liar da Ar­qui­di­o­cese de Belo Ho­ri­zonte – MG, e pre­si­dente da Co­missão Epis­copal Pas­toral para a Co­mu­ni­cação da CNBB).

Cris­tãos ca­tó­licos e cristãs ca­tó­licas se­jamos uma Igreja em co­mu­nhão entre nós, em co­mu­nhão ecu­mê­nica com todos e todas que creem em Cristo e em co­mu­nhão macro ecu­mê­nica com todos os seres hu­manos e a Irmã Mãe Terra, nossa Casa Comum.

Me­di­temos! Unidos e unidas como fa­mília hu­mana de ir­mãos e irmãs, exi­jamos nossos di­reitos! A va­cina contra a Covid-19, pú­blica e gra­tuita, é nosso di­reito!

Frei Marcos Sas­sa­telli é frade do­mi­ni­cano e teó­logo.

PUBLICADA ORIGINALMENTE NO CORREIO DA CIDADANIA

Bauru
céu limpo
29.5 ° C
29.5 °
29.4 °
58 %
6.2kmh
0 %
qui
29 °
sex
29 °
sáb
29 °
dom
29 °
seg
29 °

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

spot_img

Últimas notícias